Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Vista da Janela




 Dois homens, seriamente doentes, ocupavam o mesmo quarto em um hospital.
Um deles ficava sentado em sua cama, por horas. Sua cama ficava próxima da única janela existente no quarto. O outro homem era obrigado a ficar deitado de bruços por todo o tempo. Eles conversavam muito e todas as tardes, o homem perto da janela descrevia ao seu companheiro todas as coisas que ele podia ver através da janela.

O homem na cama via um mundo maravilhoso ampliado e animado pelas descrições do companheiro. A janela, dizia ele, dava para um parque com um lago. Patos e cisnes passeavam na água, enquanto as crianças navegavam seus pequenos barcos. Jovens namorados andavam de braços dados no meio das flores, havia grandes e velhas árvores cheias de elegância no entorno, o céu que ia mudando de cor com o fim da tarde, etc.
Uma tarde quente, o homem perto da janela descreveu que havia um desfile na rua e embora ele não pudesse escutar a música, ele podia ver e descrever tudo.

Depois de um tempo homem que ficava perto da janela morreu pacificamente durante o seu sono.  Após alguns dias, assim que julgou conveniente, o outro homem pediu à enfermeira que mudasse sua cama para perto da janela. Vagarosa e pacientemente, ele se apoiou em seu cotovelo para conseguir olhar pela primeira vez pela janela. Finalmente, ele poderia ver tudo por si mesmo.

-O que aconteceu com o parque, o lago, as crianças, os cisnes?
- Ora, a vista por esta janela sempre deu para este tapume, disse a enfermeira.
- Mas meu companheiro de quarto sempre me descreveu um lugar lindo que via pela janela.A enfermeira emocionada havia entendido tudo, e disse:
- Aquele homem era cego e não podia ver nada, mesmo que quisesse. 

4 comentários:

  1. ....ola vim conhecer seu cantinho e ja estou te seguindo, nossa que lindo esse texto, e de se emocionar, muito lindo mesmo... adorei seu blog....

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlice

    Texto para reflexão ... tudo depende da forma que decidimos enxergar as coisas (com visão ou sem ela).

    Beijinhos
    Deus abençõe

    Eu sei que você já recebeu este selinho , mas quero que saiba que você seria minha indicação de qualquer forma.
    Então leve de presente a indicação do livro que deixei lá, que achas ?

    http://tudoprojetadopordeus.blogspot.co.uk/2012/11/laco-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Amoreca.


    Obrigado pela visita no meu blog, seja sempre muito bem vinda.
    Vou ficar uns dias sem postar no blog, (problemas pessoais), mais fico muito feliz por ter gostado do meu cantinho, o seu é lindo demais e já estou te seguindo.

    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é maravilhoso parabéns é um prazer segui la Beijocas e uma ótima semana

    ResponderExcluir