Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O semeador de estrelas...

O Semeador de Estrelas (durante o dia)


Na cidade de Kaunas, que é a 2ª maior cidade da Lituânia, em uma velha praça há uma estátua de bronze, herança dos tempos de dominação da antiga União Soviética (1795, 1920, 1940, 1944-1991). A estátua é de um homem que a noite semeia estrelas. Esta estátua ficou mundialmente conhecida como “O semeador de estrelas”.Durante o dia a estátua não chama a atenção de ninguém, sejam moradores locais, de outras cidades e, até mesmo, turistas que todos os dias chegam à Lituânia e visitam Kaunas. Mas, à noite e com o facho de luz sobre ela, é possível ver as estrelas cintilando e flutuando no espaço, à medida que nos dá a impressão de que o homem semeia, com a mão direita, enquanto que, com a esquerda, segura o embornal onde, presume-se, contém outras estrelas.As estrelas se projetam logo atrás dele, a partir do seu lado direito, criando um mundo de sonhos e ilusão, como se, num passe de mágica, saíssem do embornal ou caíssem do Céu, diante de nossos olhos.
O Semeador de Estrelas (durante a noite)

A cidade de Kaunas foi dominada sucessivas vezes entre 1915 e 1944, por Polônia, Alemanha e a União Soviética. Antes e após cada ocupação a cidade ia a ruínas e em seguida era reconstruída. Ninguém sabe ao certo que é o autor desta obra que só realmente notada ao anoitecer. Quando a escuridão chega e apenas um facho de luz ilumina a estátua, é que a mágica acontece e seu significado de esperança é transmitido.
Existem momentos em nossa vida que por mais que queiramos não conseguimos enxergar o óbvio.
Que possamos sempre ver além daquilo que esta diante de nossos olhos, hoje e sempre, embora a correria do dia a dia nos impeça de perceber muitos detalhes, fazendo com que tantas coisas ou pessoas passem despercebidas em nossas vidas.
Nunca pare de semear estrelas durante seu caminho, por mais que nem sempre elas possam ser vistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário