Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A árvore e o bambu



Certa vez escutei uma história interessante sobre as diferenças de uma árvore e um bambu. Aquilo me marcou profundamente, pois fiquei vários dias pensando na arte de ser flexível diante do mundo e dos acontecimentos. Quero compartilhar com você essa minha reflexão.
O que é mais forte: a árvore ou o bambu? As árvores frondosas parecem que são mais fortes e mais resistentes que os bambus. As árvores têm troncos robustos e o bambu, aquele caniço de aparência tão frágil! Mas quando vem a tempestade, as árvores são arrancadas pela raiz; enquanto o bambu balança de um lado para o outro de acordo com o vento, mas permanece firme, enraizado, e ali fica até que a tempestade se acalme.
O que é isso? É a virtude da flexibilidade e da tolerância. Quando nos prendemos às nossas próprias posições, aos nossos conceitos e às nossas tradições cristalizadas, não nos dispomos a deixar nossos corações oscilarem, balançarem um pouco pelas ideias, pelas ações dos outros. Somos firmes nas nossas posições, nas nossas conclusões, não deixamos que a ideia do outro venha ao nosso coração.
Quando somos muito agarrados aos nossos conceitos e intolerantes, podemos facilmente nos quebrar ou sermos arrancados.
Ser como bambu não é ser Maria vai com as outras. Ser como bambu é oscilar, balançar e ser dócil com o vento que vai e vem. É ouvir um, escutar o outro, acolher ideias diferentes e não resistir diante do desconhecido. O bambu oscila entre um lado e outro e, assim, de uma maneira serena e calma, sem perder as suas convicções, exercita a caridade e o respeito de ouvir e ir ao encontro do outro.

A rigidez das árvores é sólida, cheia de opinião, sem humor, e pode nos levar à amargura e a sermos arrancados por causa da dificuldade de ser flexível.
Ser flexível é escutar a opinião do outro. É curvar- se e estar com o outro, mesmo que ele não pense como você. Ser flexível é ter abertura de coração.
Ser flexível é uma virtude que nos faz manter firmes em nossa fé, na nossa opinião, mesmo que venham tempestades e ventos fortes.
Ser flexível como o bambu é ser tolerante com o que é diferente. É buscar uma nova forma de viver, onde as opiniões não se conflitam, mas se encontram na construção de uma vida e de um mundo melhor.

PADRE JUAREZ DE CASTRO

Por Redação Viva!Mais postado em 26/12/2012  


Um comentário:

  1. Boa noite Marlice, o padre Juarez tem razão quando fala sobre ser flexível como o bambu!Quando se consegue a vida fica mais fácil. abraços.

    ResponderExcluir